CDO - Radiologia Odontológica

CDO

QNA 41 Lote 02 Avenida Comercial Norte - 1º Andar - Taguatinga - DF - Telefones: 61 3024-3904 | 61 99271-6468 

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit. Officiis, nesciunt.

Raio-x Dentário


RADIOGRAFIA INTERPROXIMAL
é um exame usado em medicina dentária e que serve essencialmente para observar as coroas dos dentes superiores e inferiores numa só imagem. Normalmente, essa imagem consegue abranger a coroa completa de 2 a 3 dentes de cada maxilar.

O termo “bite wing” significa, numa tradução à letra, “asa de mordida”, e refere-se à forma como o paciente segura o dispositivo que contém a película ou o recetor do feixe de Rx, ou seja, o paciente segura esse dispositivo na boca, entre as suas duas arcadas, através da mordida de um tipo de asa que se salienta desse recetor.

Esta “técnica interproximal” usada na radiografia dentária permite-nos avaliar, sobretudo, os dentes posteriores (“dentes da trás”) e as cristas ósseas vizinhas aos dentes (topo do osso localizado entre os dentes, correspondente à zona das papilas).

A radiografia bite wing é frequentemente realizada no diagnóstico de cáries interproximais, ou seja, cáries que se situam entre os dentes, sendo estas habitualmente as cáries mais difíceis de diagnosticar durante o exame clínico dentário. No entanto, a radiografia pode ser usada para outros fins, nomeadamente para avaliação da eficácia de alguns tratamentos.


RADIOGRAFIA CARPAL

É realizada uma radiografia da mão e punho para determinar o estágio de crescimento do paciente. Através desse exame pode-se avaliar a relação entre sua atual fase de crescimento e o pico de crescimento da puberdade, fornecendo informações sobre o potencial e previsão cronológica de crescimento máximo. Muito usada para tratamento onde é necessário aproveitar o crescimento esquelético do paciente.

​RADIOGRAFIA ATM

Trata-se de uma radiografia da articulação da mandíbula. A ATM (articulação têmporo-mandibular), é a articulação da mandíbula com o crânio e, nesta radiografia, pode-se observar os componentes ósseos envolvidos. Este exame é realizado com a boca aberta, fechada e em repouso.

A Radiografia Transcraniana é uma técnica de diagnóstico por imagem que possibilita a análise da ATM (Articulação Temporomandibular). Esta técnica radiológica é de extrema importância, pois a região da ATM pode interferir em quase todas especialidades da odontologia.