CDO - Radiologia Odontológica

CDO

QNA 41 Lote 02 Avenida Comercial Norte - 1º Andar - Taguatinga - DF - Telefones: 61 3024-3904 | 61 99271-6468 

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit. Officiis, nesciunt.

Panorâmica


Uso da radiografia panorâmica no diagnóstico e planejamento em Ortodontia

A radiografia panorâmica é uma radiografia de técnica extra-bucal e possibilita o exame de ambos os arcos dentários em apenas uma incidência radiográfica. É um exame que tecnicamente não é complexo e a dose de radiação recebida é pequena.Também é considerada uma excelente técnica radiográfica quando a intenção do exame é inspecionar.

Especialistas afirmam que este tipo de radiografia deve detectar precocemente problemas de erupção e desenvolvimento, para que possa reduzir a necessidade de um tratamento ortodôntico prolongado. Além disso, recomendam um exame que inclua as áreas dos dentes, base da mandíbula e maxila na época da fase inicial da dentição mista e a radiografia panorâmica se presta para este tipo de acompanhamento.

Esta tomada radiográfica também auxilia no diagnóstico e acompanhamento em ortodontia e odontopediatria, sendo de grande valor no controle pós-trauma ósseo, especialmente nos casos que o paciente apresenta trismo ou imobilizações maxilo-mandibulares.

Inúmeras são as vantagens da radiografia panorâmica na clínica infantil. Dentre elas estão a visão de conjunto, facilidade da técnica e exclusão do filme da cavidade bucal, permitindo que crianças com limitação de abertura bucal e em situação de medo frente ao tratamento odontológico, sejam radiografadas. Tal técnica proporciona ao paciente e responsável um melhor entendimento das condições bucais, permitindo ao profissional explicar e exemplificar possíveis prognósticos e necessidades de tratamento.